Lista de Mestres   Biografia do Mestre

Block, Pat


Block, Pat
Assim como seu conterrâneo William Van Horn, o chileno Vicar e o holandês Daan Jippes, Pat Block desenha personagens Disney, particularmente os Patos, seguindo a cartilha deixada pelo grande Mestre Carl Barks.

"Tarde Demais Para O Natal" (Revista Natal Disney de Ouro, no. 18, de 1996). Neste exemplo, uma das primeiras histórias desenhadas por Pat Block, com roteiro de Ron Fernandez. Foi também seu primeiro trabalho publicado no Brasil. Observe-se a qualidade do desenho, bem ao estilo Barks.

"Drive-In Dos Patos" (Revista Tio Patinhas, no. 474, de 2005). Esta outra história já é do início da fase em que os roteiros são de Pat e sua esposa Shelly. Seu traço é realmente de ótima qualidade nada devendo para os outros Mestres Barksianos: Van Horn, Vicar e Jippes.

"A Rainha Das Formigas" (Revista Pato Donald, no. 2391, de 2011). Outro exemplo com roteiro do Casal Block. É necessário dizer, contudo, que embora o traço de Pat seja impecável, os roteiros da dupla não ombreiam com os do Mestre Carl. Neste caso, o final deixa a desejar criando um anticlímax.

"Aventura Em Nada De Nada" (Revista Tio Patinhas, no. 437, de 2001). Uma das realizações mais famosas de Pat Block é a história acima que tem roteiro de John Lustig e foi baseada em uma idéia deixada pelo Mestre Carl Barks.
Como nas demais, o traço de Pat não desonra o Mestre Barks.

"Ducks In OZ" ("Patos Em OZ" - Aquarela de 2009). Finalizando, uma aquarela de autoria de Patrick Block, intitulada "Ducks In OZ", que foi especialmente criada para a exposição BARK"S RETROSPECTIVE (Retrospectiva Barks) realizada em 2009 no GEPPI"S ENTERTAINMENT MUSEUM, localizado na cidade de Baltimore.
É muito interessante observar os Patos protagonizando uma história Non-Disney.
Ficou realmente hilário Huguinho, Zezinho e Luisinho caracterizados de Espantalho, Homem-de-Lata e Leão-Medroso, desfilando pela Estrada-dos-Tijolos-Amarelos com um mal-humorado Donald vestido de Dorothy.
Parabéns ao Pat Block!

Texto e Pesquisa: Cesar Brito
Colecionador e Gibólogo
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.